CORDELISTAS

 CORDELISTAS DO BRASIL

Aqui serão postados currículos dos
Cordelistas do Brasil

A

B

C

D

E

EDSON OLIVEIRA

       Edson Oliveira nasceu na fazenda Santo Antônio, Distrito de Campos Belos município de Caridade-Ce. Filho de Raimundo Bernardo e Beatriz Oliveira nunca negou suas origens. Sempre amou o sertão.
       Seu gosto pela a poesia e a literatura de cordel deu inicio em 1994 , quando deixou o sertão de Campos Belos indo morar em Fortaleza, depois passou a residir em Juazeiro do Norte, onde o mesmo conheceu o poeta popular Patativa do Assaré na sua própria residência, em 1995.
     Começou sua carreira no Rádio, na extinta Rádio Dragão do mar Am 690, depois foi convidado para a Rádio metropolitana Am 930, Programa A Hora do Esporte. Também apresentou o Gonzagão na Cidade, na Rádio Cidade Am 860, nas manhãs de Domingo com o poeta Pedro Sampaio. Atualmente comandou seu programa Meu Nordeste é Assim. Na Rádio FM JOÃO XXIII por 7 anos, com um repertório musical, que é a cara do Nordeste, Luiz Gonzaga, vaquejada e a boa prosa matuta. Esteve entre os agraciados programa e revista Meu Nordeste é Assim, com a outorga d Troféu e Diploma Cidadão Gonzaguiano.
Também foi homenageado com um Diploma de Honra ao Mérito da República
Alternativa Cultural por sua contribuição ao Patrimônio Histórico e Cultural do Nordeste do Brasil, Recife- PE. Radialista e poeta Edson Oliveira.

F

G

H

I

J

K

L

M

MOREIRA DE ACOPIARA

   MOREIRA DE ACOPIARA é o nome artístico do poeta, escritor, dramaturgo e compositor Manoel Moreira Júnior.
     Nasceu no dia 23 de julho de 1961, no distrito de Trussu, município de Acopiara, interior do Ceará, onde viveu até os 20 anos de idade. Ali foi alfabetizado pela mãe, entre os trabalhos na fazenda e a leitura de livros de autores como Graciliano Ramos, Machado de Assis, Patativa do Assaré, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Castro Alves, Camões e a literatura de cordel, mais as histórias que sua mãe tão bem contava.
      Escreve desde adolescente. Publicou mais de trinta livros, sendo os mais recentes: “Mulheres negras inspiradoras”, “Poemas para adiar o fim do mundo”, “O drama de um refugiado,” “Lampião na trilha do cangaço”, “Canudos e a saga de Antônio Conselheiro”, “Colcha de retalhos”, e “O que é cultura popular?” Publicou ainda centenas de folhetos de cordel. Em 2005 foi eleito para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ABLC.

(11) 96342-9069
Contatos: poetamoreiradeacopiara@gmail.com



N

O

P
PAULO DE TARSO

Q

W

U

V

X

Y

Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário